Mais livros vendidos em Portugal em 2025

De acordo com dados divulgados pela Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), no ano de 2025 venderam-se 14,8 milhões de livros no nosso país - mais 6,9% do que em 2024.
Este aumento prende-se com o maior volume de vendas de um tipo de publicação em particular: os livros para crianças, incluindo aqueles que apenas apresentam desenhos para colorir.

Assim, estes dados não permitem concluir que o número de leitores está a aumentar, nem que os leitores já existentes estão a comprar mais livros. Contudo, é bom saber que as crianças e os jovens estão em contacto com os livros, já que a categoria infantil/juvenil representou 36,3% das vendas em 2025. A ficção surge em 2.º lugar, representando um total de 33,6% das vendas - uma percentagem semelhante à de 2024.

Pelo ISEC Lisboa, esperamos ver cada vez mais estudantes com livros nas mãos, sobretudo nesta época de pausa entre semestres, uma vez que têm mais tempo para ler por prazer, e sabendo que esta atividade - e, concretamente, a leitura de obras de ficção narrativa - contribui para a melhoria do desempenho nas tarefas escolares, como atestam diversos estudos científicos. Confirmem, consultando, por exemplo, este artigo do site da Iniciativa Educação, ou este podcast,com a docente Sara de Almeida Leite e o Professor e investigador Nuno Crato.

Boa pausa... e boas leituras! 😉

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Autor Frederico d'Orey é o convidado da próxima sessão do Clube de Leitura

Há contadores de estórias ao postigo do Zoom!

Sugestão de leitura: "Os Esquecidos de Domingo"