Sugestão de leitura: "Manual do Bom Fascista"
Manual do Bom Fascista (2019)
de Rui Zink
(sugestão da docente Sara de Almeida Leite)
Rui Zink é um escritor que me diverte e ensina – sempre. Gosto muito do seu estilo coloquial e garantidamente bem-humorado e da sua forma contundente de dizer coisas muito sérias de modo aparentemente ligeiro. Neste livro, usa e abusa do ingrediente fundamental na escrita inteligente e humorística: a ironia (ou, se quisermos, o sarcasmo).
Sendo este um momento crítico na história de Portugal, em termos políticos, dado o conturbado panorama em que nos encontramos, em vésperas de eleições, parece-me muito oportuno fazer a leitura deste "manual", que chama a nossa atenção para o risco (e a probabilidade) de haver um(a) fascista (isto é, um(a) reacionário/a, um(a) xenófobo/a, um(a) racista, um(a) homofóbico/a, um misógino ou misândrico, etc. – em suma, uma pessoa intolerante) dentro de cada um de nós.
Aconselho-vos, assim, a lerem atentamente este livrinho, de preferência tomando notas ou pelo menos sublinhado as partes com as quais se identificarem especialmente. É garantido que se vão rir e, ao mesmo tempo, surpreender com a autodescoberta que o autor nos proporciona.
Comentários
Enviar um comentário
A equipa #isecaler agradece o seu comentário!