Uma interessante conversa sobre saúde mental

Ontem à noite decorreu o último encontro (deste ano letivo) do Clube de Leitura do Projeto #isecaler e, como se costuma dizer, encerrámos com chave de ouro!

Foi uma sessão extraordinária em torno da saúde mental, com três convidados especiais: o Professor Doutor Diogo Telles Correia e os escritores Célia Correia Loureiro e Pedro Almeida Maia.

Na assistência estiveram vários docentes do ISEC Lisboa, além dos habituais alunos e ex-alunos, e ainda o ator Luís Campião e a escritora Sara Rodi.

Falou-se de depressão, demência, ansiedade - temas que nos obrigam a dar o "salto" de mentalidade para fora de estereótipos e preconceitos, reconhecendo que, infelizmente, a falta de saúde mental ainda é, para muitos, sinónimo de "loucura".

Abordou-se também a questão dos diagnósticos e do impacto que têm na forma como os outros nos olham, destacando-se a importância de existirmos como pessoas, para além desse diagnóstico. Nesse sentido, falar de saúde mental é também ser capaz de falar daquilo que nos custa: as oportunidades de partilha são importantíssimas, por isso mesmo. Ao partilharmos a nossa experiência ouvimos a nossa voz. E essa voz, que é a nossa, às vezes mostra-nos mais do que os outros foram capazes de nos mostrar.

Quanto à leitura, é sabido que transportamos para os livros muito do que vivemos e experimentamos no dia a dia e que isso nos permite conhecer o outro e dar a conhecer o outro. As histórias de ficção que chamam a atenção dos leitores para problemáticas relacionadas com a saúde mental mostram-nos como esta assume diferentes padrões e funcionam como alerta para quem sofre ou sente que é incompreendido. Muitos livros ajudam a curar, é certo, se bem que não funcionam quando não conseguimos rever-nos nas leituras.

Assim, os convidados mencionaram alguns títulos de obras que recomendam, para quem quer ler ficção narrativa dedicada à temática da saúde mental, como por exemplo Misericórdia de Lídia Jorge, O Demónio da depressão de Andrew Solomon, O Perigo de estar no meu perfeito juízo, de Rosa Montero. E, como não podia deixar de ser, foram também referidos os livros da sua autoria, como Os Pássaros e Demência, de Célia Correia Loureiro, Eu Existo e A Vida num Degrau, de Diogo Telles Correia, e A Força das Sentenças, de Pedro Almeida Maia.

Esperamos que aproveitem as férias para seguir estas recomendações! 😉




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Quem será?!

Sugestão de leitura: "Os Meus Dias na Livraria Morisaki"

Sugestão de leitura: "Maldito Karma"