Sugestão de leitura: "Astérix na Lusitânia"

 Astérix na Lusitânia (2025)

de Fabrice Caro e Didier Conrad

(sugestão da docente Luísa Araújo)


Ó pá… o Malmevês é produtor de um Garum muito especial, produzido na Lusitânia, mas César ordena que o atirem aos leões. Astérix e Obélix têm de o salvar e, claro, Obélix suplica a Panoramix, o venerável Druida, que lhe dê um bocadinho de poção mágica para lutar contra os Romanos. Embora não apreciem os costumes do povo Lusitano, desde a dieta alimentar recheada de bacalhau ao tempero do pestilento Garum, os dois heróis estão determinados a salvar o Malmevês. A leitura desta aventura revela a razão de César que faz despoletar o conflito e apresenta-nos a sua jubilosa resolução através de ilustrações conformes à estética da coleção, mas com surpreendentes elementos representativos da cultura portuguesa. Os Lusitanos, esse povo glorioso que fabrica azulejos, se alimenta de bacalhau e usa sempre “Ó Pá”, no início e no meio de qualquer conversa são, apesar da sua dieta, afáveis e merecedores da proteção dos invencíveis gauleses contra os loucos dos romanos. Esta é uma banda desenhada que diverte e encanta e nos convida a uma visita à Casa dos Bicos, para descobrir os antigos segredos do Garum!

Comentários

  1. Sou fã incondicional dos livros do Astérix. É, sem dúvida, a minha banda desenhada favorita! Esta sugestão de leitura é excelente e, embora ainda não tenha lido este volume em específico, já o coloquei na minha lista de próximas leituras. Obrigada pela sugestão!

    ResponderEliminar
  2. Achei a sugestão de leitura “Astérix na Lusitânia” muito interessante. A história parece divertida e, ao mesmo tempo, ajuda a aprender mais sobre a cultura e a História de Portugal de uma forma diferente. Gosto porque mistura humor com aprendizagem, tornando a leitura mais agradável.

    Mariana Silva
    Turma A – Educação Básica – 1.º ano

    ResponderEliminar
  3. Já li imensas vezes, adoro como o livro mistura a história de Portugal com um pingo de humor. Recomendo vivamente. Ana Tomaz 1°ano de Educação Básica 20250357

    ResponderEliminar
  4. Excelente sugestão de leitura! Uma forma divertida e inteligente de revisitar a história e a cultura portuguesa. - Beatriz Chandr, 1.º ano Educação Básica, turma A.

    ResponderEliminar
  5. Agradeço a sugestão de leitura!!
    Matilde Pereira EBA.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

A equipa #isecaler agradece o seu comentário!

Mensagens populares deste blogue

Há contadores de estórias ao postigo do Zoom!

Autor Frederico d'Orey é o convidado da próxima sessão do Clube de Leitura

Sugestão de leitura: "Os Esquecidos de Domingo"