Sugestão de leitura: "Na Terra dos Outros"

Na Terra dos Outros (2024)

de Manuel Abrantes

(sugestão da docente Sara de Almeida Leite)

Se nunca ouviram falar de Manuel Abrantes, é natural. Trata-se de um escritor relativamente jovem (para mim!), cujo primeiro romance foi publicado muito recentemente: em fevereiro de 2024.

Tive o prazer de o conhecer no festival "Correntes d' Escritas" e, quando percebi qual era a temática do seu livro, não hesitei em comprá-lo, pois intrigou-me que um homem de 40 e poucos anos se preocupasse com a vida das empregadas domésticas (criadas, antes do 25 de abril) ao ponto de escrever um livro sobre a vida de uma dessas mulheres de origens humildes que vieram de terras rurais longínquas servir para Lisboa, sem outras perspectivas para além da incerteza relativamente à capacidade para sobreviverem.

Carmo é uma dessas mulheres, cujo percurso de vida ficamos a conhecer ao pormenor, o que nos leva a sentir um misto de afeto e revolta pela forma como ela demonstra ser forte, corajosa e decidida, mas ao mesmo tempo capaz de se deixar vencer pela solidão, pela ingratidão e falta de amor dos que lhe são próximos e pela tristeza de não ter quem a apoie, para além das patroas cheias de caprichos e manias. Serão elas, afinal, as responsáveis pela sua sorte? Ou terá Carmo total responsabilidade pelas suas escolhas e respetivas consequências?

Recomendo vivamente a leitura desta obra singela e original, que aborda um tema invulgar: o dia a dia de uma pessoa simples, "sem importância", que mais não faz do que tentar manter-se viva em terras que acabam por lhe ser sempre estrangeiras, onde quer que esteja.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Há contadores de estórias ao postigo do Zoom!

Sugestão de leitura: "Os Esquecidos de Domingo"