Sugestão de leitura: "Servir para Vencer"

Servir para Vencer
 (2021)

de Novak Djokovic

(Sugestão da docente Isabel Baltazar)


Novak Djokoriv é um campeão de ténis, mas o mais impressionante na sua vida é a sua história, uma infância marcada pela guerra, descrita neste livro: «nasci no dia 22 de maio de 1987, num país que já não existe, a nação comunista da Jugoslávia. Quando se vive sob o comunismo durante gerações, como aconteceu com a minha família, aprendemos a aceitar que só há uma maneira de fazer as coisas. O governo e a sociedade em que vivemos dizem-nos que há uma maneira de vestir, uma maneira de rezar, uma maneira de fazer exercício, uma maneira de pensar». A sua vida na Sérvia, nome depois da separação da Jugoslávia, ensinou-o a “servir para vencer”, tendo sido em 2011 o protagonista daquilo que os jornalistas desportistas consideraram ter sido uma das melhores temporadas da história do ténis. Djokovic conquistou 10 títulos, dos quais 3 Grand Slams, e venceu 43 encontros consecutivos. O que é que mudou na sua vida para passar a ser um campeão?
Neste livro, Djokovic revela um segredo improvável: o que o converteu num atleta mais forte, mais leve, mais rápido e mais resistente, foi um plano de dieta para a excelência física e mental. E também, como o próprio afirma, «tento sempre ser humilde, mas também cheguei ao lugar em que estou hoje depois de vir do nada, e não foi fácil. Vim de um sítio desfeito pela guerra, de uma época de escassez 
alimentar, restrições, sanções e embargos. Não havia a mínima tradição de ténis e a minha família não tinha dinheiro para me enviar a torneios, mas mesmo assim cresci e tornei-me o número um do mundo». Nada é impossível, como nos conta este campeão do ténis. É preciso ter o foco no que queremos, acreditar no sucesso, ter controlo sobre si próprio e concentrar-nos apenas no que é importante, pondo de lado frustrações e receios. É assim que se fazem campeões de sonhos realizados, acessíveis a todos, como nos ensina Djokovic neste livro. Campeões que transformam o mundo num lugar melhor, como este protagonista que criou uma fundação humanitária com o seu nome, para apoiar o crescimento e promover a educação das crianças mais desfavorecidas do seu país. “Servir para vencer” é o lema deste campeão e o segredo para cada um dos seus leitores.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Conheçam as docentes da equipa #ISECALER!

Sugestão de leitura: "Os Meus Dias na Livraria Morisaki"

Quem será?!