Sugestão de leitura: "Tetralogia"

Tetralogia (2023)

de Carmen Mola

(Sugestão da docente Ana Pereira Neto)

Para quem gosta de policiais negros escritos com um ritmo cénico que acelera o gosto pela leitura da próxima página, aconselho a Tetralogia de Carmen Mola, que se lê de forma quase ininterrupta. 
Esta "autora" teve um sucesso bombástico quando ganhou o fabuloso prémio Planeta em 2021 com o livro La Bestia. Este prémio, nesta categoria de escrita, é maioritariamente atribuído a mulheres. Contudo, ninguém conhecia esta escritora, que se veio a revelar no dia da entrega do prémio como sendo o pseudónimo utilizado por três homens: Antonio Mercero, Agustin Martinez e Jorge Díaz.
Nesta tetralogia, que tem como palco a atualidade da ação da BAC, o CSI de Espanha, no território continental espanhol, com foco na região metropolitana de Madrid, a trama inicia-se com La Novia Gitana. A partir desta obra, o leitor fica ligado à equipa de personagens com perfis únicos, destacando a líder da Brigada Anticrime, Elena Blanco.
Terrivelmente fascinante, assustadoramente real, este conjunto refere a possibilidade dos acontecimentos que podem suceder a qualquer cidadão de qualquer cidade. Homens, mulheres e crianças de todas as categorias sociais podem ser tragados por redes. Os autores, para além da escrita, dedicam-se a atividades profissionais, tais como roteiristas de televisão e cinema e jornalismo. Estas afinam as suas personalidades para a criação, com elementos factuais baseados em informação validada em termos de pesquisa científica e histórica.
Esta obra está disponível na língua portuguesa e pode ser lida no formato convencional, em papel, ou no e-book reader. Eu leio neste último formato, para aproveitar a imersão de leitura nos momentos que passo nos transportes públicos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Há contadores de estórias ao postigo do Zoom!

Sugestão de leitura: "Os Esquecidos de Domingo"