Já leram "Um Deus passeando pela brisa da tarde"?
Este belo romance de Mário de Carvalho, publicado pela primeira vez em 1994, conta a história de Lúcio Valério Quíncio, um magistrado de Tarcisis, cidade romana localizada na Lusitânia - ou seja, aqui no nosso cantinho à beira mar plantado.
A ação passa-se no século II d. C. Lúcio Valério é um dirigente máximo, pelo que tem a responsabilidade de tomar decisões numa altura difícil, em que certos acontecimentos levam a população ao descontentamento. Para mais, há notícias de uma invasão bárbara iminente, proveniente do Norte de África. O líder é forçado a tomar medidas drásticas, enquanto uma nova seita, a "Congregação do Peixe", questiona os valores da cultura latina, seguindo a palavra de um certo mártir...
Para além da comoção política, religiosa e social, a vida de Lúcio Valério vê-se abalada por uma paixão devastadora: há uma mulher, Iunia, que vem perturbar ainda mais os sentidos e a consciência do protagonista.
Já alguém leu este livro? Sentiu-se transportado para os tempos do império romano? O que mais apreciou na leitura desta obra?
Contem-nos tudo nos comentários! 😀
Tanto o Mário como a Ana Margarida (de Carvalho) pertencem a uma certa aristocracia literária, pela forma refinada e complexa como escrevem.
ResponderEliminarParece ser bastante interessante, obrigada pela sugestão.
ResponderEliminar