Já leram "O País dos Outros?"
O País dos Outros é um romance de Leïla Slimani, uma escritora franco-marroquina nascida em Rabat (Marrocos) em 1981 que, com 17 anos, foi para Paris estudar Ciências Políticas. Trabalhou como jornalista e o seu primeiro romance - no Jardim do Ogre - publicado em 2014 - foi muito bem acolhido pela crítica.
A história de O País dos Outros centra-se na vida de duas mulheres - mãe e filha - que se veem divididas entre duas culturas e oscilam entre a dedicação à família e a busca de liberdade.
A sinopse dá-nos o seguinte panorama do enredo:
«Em 1944, Mathilde, uma jovem alsaciana, apaixona-se por Amine, um oficial marroquino que combate no exército francês durante a Segunda Guerra Mundial. Terminada a guerra, o casal muda-se para Marrocos e instala-se perto de Meknés. Amine dedica-se a recuperar a quinta herdada do pai, tentando arrancar frutos de uma terra pedregosa e estéril. Enquanto isso, Mathilde começa a sentir o jugo dos costumes conservadores do novo país, tão sufocante quanto o seu clima. Nem a maternidade apaga a solidão que sente no campo, longe de tudo, num lugar que não é o seu e a verá sempre como estrangeira.»Já alguém leu este livro? Gostou? Recomenda? Partilhem a vossa opinião nos comentários! 😀
Resumo muito interessante, um ótimo livro para ler!
ResponderEliminarEu li há pouco tempo e gostei muito. Achei interessantíssimo o retrato da vida em Marrocos, num meio rural, naquela época (anos 50, 60...), pois trata-se de um ambiente cultural muito diferente do nosso, na Europa do século XXI. E, ao vermo-nos imersas naquela realidade, nós, mulheres, somos constantemente confrontadas com perguntas do género: «Como reagiria eu? O que sentiria naquela situação? Seria capaz de viver assim?». Penso que é uma leitura enriquecedora, que nos faz pensar nas nossas prioridades e opções de vida. (Sara)
ResponderEliminar