Sugestão de leitura: "O Sistema Periódico"


O Sistema Periódico
(1975)

de Primo Levi

(sugestão da docente Ana Oliveira)


Este não é um livro fácil de classificar, e foi isso que me conquistou. É uma combinação brilhante de memórias e reflexões, e a sua estrutura é de uma originalidade surpreendente: cada capítulo tem o nome de um elemento químico! É uma ideia que me agarrou de imediato e que, enquanto química, me deu um prazer extra na leitura.

Primo Levi, um químico italiano que viveu a brutalidade de Auschwitz durante a 2.ª Guerra Mundial (um facto que o perseguiu e que levou ao seu trágico suicídio anos mais tarde), usa estes episódios da Tabela Periódica para nos guiar pela sua vida. Acompanhamos a sua relação com a Química desde a infância no Piemonte e as primeiras experiências no liceu, até à sua experiência nas minas e na indústria.

O mais impressionante é perceber como a sua formação e o seu rigor científico se tornaram uma ferramenta de sobrevivência. O livro revela o estratagema engenhoso que o seu conhecimento de Química lhe permitiu montar para sobreviver no campo de concentração. É um testemunho poderoso de como a ciência pode ser, paradoxalmente, uma fonte de vida perante o horror.

Este livro é tão profundo, humano e bem escrito que a Royal Institution of Great Britain o considerou, em 2006, o melhor livro de ciência de sempre. É uma leitura que recomendo vivamente a quem, como eu, procura um livro que seja mais do que uma história: é uma reflexão sobre a vida, a História e o poder transformador da Química.

Comentários

  1. Toda a obra de Privo Levi é marcante e dolorosa. Esta obra, a par do "Se isto é um Homem", é extraordinária!

    ResponderEliminar
  2. Não li nada do autor mas tenho em minha casa "Se isto é um Homem", uma das mais lúcidas e impressionantes visões dos campos de extermínio nazis. Obrigada pela excelente recomendação!

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Sem dúvida uma escolha diferente, arriscada e desafiadora que, talvez não me capte logo à atenção devido à sua capa mas que, com certeza, com a sua descrição as ideias assentaram e pareceu-me muito interessante para quem é fã de ciência e dos seus ramos.
    Obrigada pela partilha!
    Nícia, Turma A, EB1.º

    ResponderEliminar
  5. Parece-me uma leitura que vale a pena arriscar.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

A equipa #isecaler agradece o seu comentário!

Mensagens populares deste blogue

Autor Frederico d'Orey é o convidado da próxima sessão do Clube de Leitura

Há contadores de estórias ao postigo do Zoom!

Sugestão de leitura: "Os Esquecidos de Domingo"