Sugestão de leitura: "Timbuktu"

Timbuktu
(1999)

de Paul Auster

(sugestão da docente Ana Oliveira)


Que livro! Fiquei completamente rendida a esta história que é, ao mesmo tempo, de uma ternura avassaladora e de um humor absolutamente hilariante.
A narrativa centra-se na dupla improvável e inesquecível de Willy, um sem-abrigo, poeta de alma e que a esquizofrenia desviou do seu caminho, e o seu fiel companheiro, Mr. Bones, um cão rafeiro que é muito mais do que um simples animal de estimação.
Willy, que andava "em bolandas" pela costa leste dos EUA, encontrou em Mr. Bones não só um guarda-costas contra os perigos da rua, mas o seu confidente mais próximo. É através dos olhos e, na verdade, dos pensamentos incrivelmente humanos de Mr. Bones que nós mergulhamos no relato cru e poético da vida de Willy, dos seus sonhos, e dos seus profundos desencantos.
Mr. Bones é aquele cão a quem só falta mesmo falar! E se Willy tivesse tido mais tempo, talvez o tivesse ensinado a fazê-lo. No entanto, o que ele lhe ensinou foi algo muito mais valioso: a sonhar. Juntos, sonham com Timbuktu, um lugar quase mítico que, segundo Willy, é a terra para onde todos vamos depois de morrer, e onde, talvez, finalmente, cães e humanos consigam comunicar na mesma língua.
É uma leitura que me agarrou do princípio ao fim e que me fez refletir sobre a amizade, a loucura e a capacidade de sonhar, mesmo nas circunstâncias mais difíceis. Recomendo vivamente!

Comentários

  1. Timbuktu, de Paul Auster, entrou para a minha lista de leitura pela sua abordagem sensível à amizade e à solidão. Parece ser uma obra breve, mas carregada de significado, fiquei com curiosidade de a ler. Beatriz Chandr Turma B,1.ºEB.

    ResponderEliminar
  2. Adorei a forma como esta leitura está descrita. Parece ser uma história simultaneamente árdua e delicada, que nos faz olhar para a amizade e para a fragilidade humana com mais empatia. A relação entre Willy e Mr. Bones soa absolutamente comovente, e fiquei com muita vontade de descobrir essa viagem até Timbuktu.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

A equipa #isecaler agradece o seu comentário!

Mensagens populares deste blogue

Autor Frederico d'Orey é o convidado da próxima sessão do Clube de Leitura

Há contadores de estórias ao postigo do Zoom!

Sugestão de leitura: "Os Esquecidos de Domingo"