Já leram "O Rapaz ao Fundo da Sala"?

O Rapaz ao Fundo da Sala
 é uma obra destinada ao público juvenil, mas é daquelas que deveriam ser lidas por todos os adultos do mundo, pois versa um tema importante, delicado e atual—a crise dos refugiados. O facto de ser abordado na perspetiva de uma criança é, precisamente, o que torna este livro tão relevante e digno: quem melhor do que as crianças, afinal, para apontar as grandes verdades sem subterfúgios nem eufemismos?

A autora, Onjali Q. Raúf, sentiu-se profundamente afetada com a notícia sobre o corpo de uma criança de 2 anos encontrado numa praia da Turquia (uma de tantas vidas perdidas na travessia do mar por parte dos milhares de pessoas que fogem, desesperadas, da guerra e da fome). A reflexão sobre este terrível problema da nossa sociedade levou-a a entrar em ação para ajudar essas pessoas e, também, a escrever este livro.

Aqui fica um pouco da sinopse:
«Há um colega novo na turma. Ele senta-se sempre na última fila, mas não fala com ninguém nem olha para ninguém. Este rapaz enigmático e misterioso não sorri. O seu nome é Ahmet. Intrigados, quatro meninos muito especiais tentam fazer amizade com ele e conhecer a sua história. Descobrem que o Ahmet é um rapaz refugiado que foi separado da família. Ele teve de abandonar o seu país para fugir à guerra. Uma vez que nenhum adulto consegue ajudar o Ahmet a reencontrar a família, o quarteto de amigos elabora um plano audaz — nada mais do que A Melhor Ideia do Mundo — que os levará numa aventura extraordinária envolvendo a própria Rainha de Inglaterra!»

Já leram O Rapaz ao Fundo da Sala? Gostaram? O que têm a dizer sobre este tipo de obras? Partilhem a vossa opinião nos comentários!

Comentários

  1. O título não me é desconhecido, provavelmente já ouvi alguma apresentação oral sobre a obra no entanto nunca a li.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

A equipa #isecaler agradece o seu comentário!

Mensagens populares deste blogue

Há contadores de estórias ao postigo do Zoom!

Sugestão de leitura: "Os Esquecidos de Domingo"

Autor Frederico d'Orey é o convidado da próxima sessão do Clube de Leitura