Sugestão de leitura: "Dobra"

Dobra: Poesia reunida - 1983-2021 (2021)

de Adília Lopes

(sugestão da docente Sara Leite)


Confesso que era uma completa ignorante de Adília Lopes, até ser desafiada por uma colega investigadora do IELT a colaborar na organização de um colóquio sobre esta brilhante poetisa portuguesa, que nos deixou a 30 de dezembro de 2024, com apenas 64 anos.

Quando a Joana Meirim me disse que contava com uma comunicação minha no colóquio, fiquei atrapalhada. Uma coisa era ajudar a organizar o evento; outra, bem diferente e mais exigente, era ser uma das oradoras. Se eu nada sabia sobre a obra de Adília, o que encontraria de relevante para dizer a uma plateia de fãs e entendidos?

Não quis negar-me, porque vi no desafio uma ótima oportunidade para passar a conhecer aquela poesia totalmente misteriosa para mim, que as minhas colegas apreciavam muitíssimo. Deixei de lado o receio de não perceber nada e foi com espanto que deparei com textos que punham em causa todas as minhas ideias anteriores sobre o que era a poesia. Aquela voz franca e íntima da poetiza parecia falar diretamente comigo, connosco, consigo mesma, num registo simples, despretensioso, surpreendentemente literal, mas sem deixar de ser também sugestivo, inteligente, irónico e subtil.

Devorei e adorei a Dobra, que passou a ser um dos meus livros de eleição. E concluí, para minha própria admiração, que muitos dos poemas de Adília poderiam e deveriam ser lidos no ensino básico e secundário, para lançar uma bela lufada de ar fresco nas aulas de Português.

Recomendo vivamente a leitura desta obra surpreendente, divertida, contundente e provocadora.

Comentários

  1. Cara Sara, também eu confesso que da Adília pouco mais sabia do que o nome. E, se é certo que conhecia dois a três poemas da sua obra, certo é que desconhecia que eram seus. E sim, também eu estou rendida e fiz logo questão de incluir a sua poesia reunida na lista da próxima aquisição de livros para a Biblioteca do #isecaler :)

    ResponderEliminar
  2. Não sabia quem era a autora, mas fiquei curiosa! :)

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigada pela sugestão!! :)

    ResponderEliminar
  4. Filipa Magalhães Abrantes6 de janeiro de 2025 às 12:37

    Aconselham a quem quer começar a explorar as obras desta autora, a começar por este ou por outra publicação dela? Obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Filipa, a "Dobra" tem toda a poesia da autora. Mas estão ainda disponíveis as publicações parciais dos seus poemas, em títulos como "Pardais", "Estar em casa", "Bandolim", etc. Se quiser experimentar, eu emprestou-lhe um! (Sara Leite).

      Eliminar
    2. Muito obrigada, aceito com muito prazer!! :)

      Eliminar
  5. Fiquei curiosa, obrigada pela sugestão!!

    ResponderEliminar
  6. Parece interessante, obrigada pela sugestão

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

A equipa #isecaler agradece o seu comentário!

Mensagens populares deste blogue

Sugestão de leitura: "Os Esquecidos de Domingo"

Sugestão de leitura: "Fundação"