Já leram "Torto Arado"?
Porém, com o avançar dos anos, a proximidade vai desfazer-se com a perspectiva que cada uma tem sobre o que as rodeia: enquanto Belonísia parece satisfeita com o trabalho na fazenda e os encantos do pai, Zeca Chapéu Grande, entre velas, incensos e ladainhas, Bibiana percebe desde cedo a injustiça da servidão que há três décadas é imposta à família e decide lutar pelo direito à terra e a emancipação dos trabalhadores. Para isso, porém, é obrigada a partir, separando-se da irmã.
Numa trama tecida de segredos antigos que têm quase sempre mulheres por protagonistas, e à sombra de desigualdades que se estendem até hoje no Brasil, Torto Arado é um romance polifónico belo e comovente que conta uma história de vida e morte, combate e redenção, de personagens que atravessaram o tempo sem nunca conseguirem sair do anonimato.»
Já alguém leu este livro? Gostou? O que achou mais interessante / original? O que aprendeu? O que sentiu? Ficamos à espera de conhecer a vossa opinião, nos comentários! 😉
Gostei bastante deste livro! Foi uma boa forma de aprender sobre as vivências dos trabalhadores das fazendas brasileiras, num tempo em que a escravatura supostamente já não existia, mas continuava, na prática, a condicionar muitas vidas, sobretudo a das mulheres. Senti-me às vezes um pouco confusa, sem saber qual das protagonistas contava a história (ora é Bibiana, ora é Belonísia), mas até se tornou engraçado alinhar nesse "jogo" de "escondidas". (Sara)
ResponderEliminarDesconhecia, obrigada pela sugestão!
ResponderEliminarFiquei curiosa!!
ResponderEliminarConfesso que nunca ouvi falar, mas achei interessante!! Obrigada pela sugestão!
ResponderEliminarIrei guardar este livro como sugestão!
ResponderEliminarNunca li, obrigada pela sugestão!
ResponderEliminarQue bela sugestão!
ResponderEliminar