Sugestão de Leitura: "Nascido de Ninguém"

Nascido de Ninguém (2024)

de Frederico d'Orey

(sugestão da docente Sara Leite)


Li este livro em pouco tempo (acho que foram dois ou três dias no máximo) e fiquei muito feliz por ter tido a sorte de o receber como presente, na troca do amigo secreto do Natal de 2024.
Confesso que, na altura, nem o título nem a capa me suscitaram muita curiosidade, até porque nunca tinha ouvido falar do autor. Porém, quando finalmente me decidi a conhecer os "segredos" que se encerravam naquelas páginas, tive uma surpresa nada menos do que arrebatadora! 
O narrador conta a sua história iniciando o relato no ano de 1998, quando Lisboa se preparava para receber visitantes de todo o mundo, nas vésperas da Exposição Mundial. Achei isso curioso e interessante, e mais intrigada fiquei quando percebi que a ação principal decorria em torno da busca que o protagonista inicia para descobrir as suas origens, pois ele é um dos muitos órfãos que foram expatriados da Áustria e da Alemanha no final da II Grande Guerra, depois de os pais terem sido mortos, e adotados por famílias portuguesas.
Este homem, que se chama Hans, acaba por conhecer, na Alemanha, um brasileiro que anda numa busca semelhante. E o grande receio de ambos é virem a descobrir que os pais foram nazis. Têm ascendência judia e a possibilidade de virem a descobrir que o seu progenitor possa ter sido responsável pelo holocausto é verdadeiramente aterradora. Entretanto, nós, leitores, ficamos muitíssimo empolgados com as histórias de vida destes dois homens e as aventuras em que se metem para encontrarem as respostas que lhes permitirão dormir descansados... ou não.
Apesar da seriedade e da dureza do tema e de alguns episódios  sobretudo o massacre de Berlim  este livro também tem muito de pitoresco, de cómico e de enternecedor. Portanto, só posso recomendar vivamente a sua leitura. Garanto-vos que me entusiasmou tanto, que a dada altura não me apetecia fazer mais nada senão ler, ler, ler  já não para desvendar o mistério (porque nós, leitores, vimos a saber a verdade sobre o pai de Hans antes dele mesmo), mas para continuar a desfrutar da excelente companhia de uma escrita que é incrivelmente próxima, dinâmica e envolvente.


Aproveito para desejar boas férias a todos! 😀☀️🏄‍♂️🚵‍♀️🪁
Retomaremos o ritmo de publicações diárias neste blogue a partir do dia 1 de setembro.

Comentários

  1. Obrigada pela excelente sugestão de leitura. Depois de ter estado no Clube de Leitura com o autor, ainda fiquei com mais vontade de ler o livro ;-)
    Boas férias!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

A equipa #isecaler agradece o seu comentário!

Mensagens populares deste blogue

Há contadores de estórias ao postigo do Zoom!

Sugestão de leitura: "Os Esquecidos de Domingo"

Autor Frederico d'Orey é o convidado da próxima sessão do Clube de Leitura