Já leram "A Mãe de Frankenstein"?

 

A Mãe de Frankenstein é um romance fascinante de Almudena Grandes, baseado na história real de uma mulher espanhola que assassinou a filha, acometida por uma paranoia que a levou à prisão e, depois, ao internamento psiquiátrico até ao final dos seus dias.
Eis a sinopse: 
«Em 1954, o psiquiatra Germán Velázquez regressa a Espanha para trabalhar no manicómio feminino de Ciempozuelos, a sul de Madrid. Depois de partir para o exílio em 1939, viveu quinze anos na Suíça, onde foi acolhido pela família do doutor Goldstein. Naquela instituição psiquiátrica, Germán reencontra Aurora Rodríguez Carballeira, uma mulher inteligente e paranoica, tristemente célebre por matar a tiro a própria filha. Ali conhece também María Castejón, que cuida dela com enorme desvelo e gratidão. A amizade que acaba por nascer entre a jovem auxiliar e o doutor Velázquez leva o leitor a descobrir não apenas a sua origem humilde como neta do jardineiro da instituição, os anos de criada em Madrid e a infeliz história de amor que protagonizou, mas também o que levou Germán a abandonar a tranquilidade suíça e regressar a Espanha. Almas gémeas a fugir dos seus passados, ambos querem dar uma oportunidade a si próprios, porém vivem num país humilhado, onde os pecados se convertem em crimes, e o puritanismo – defendido pelo regime de Franco – encobre todo o tipo de abusos.
Em A Mãe de Frankenstein, Almudena Grandes regressa ao período mais difícil da história de Espanha, destacando as feridas imensas que uma guerra interminável provocou.»
Já alguém por aí leu esta obra? Gostou? Recomenda?
Partilhem as vossas opiniões nos comentários! 😀

Comentários

  1. Parece-me um livro bastante interessante. Adoro tudo o que seja baseado em histórias reais!
    Obrigada pela sugestão.

    -Mariana Mateus, 1º ano de Educação Básica, Turma A

    ResponderEliminar
  2. Só a breve descrição deste livro já me prendeu neste romance! Certamente um livro a considerar nas minhas próximas opções de leitura.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

A equipa #isecaler agradece o seu comentário!

Mensagens populares deste blogue

Há contadores de estórias ao postigo do Zoom!

Autor Frederico d'Orey é o convidado da próxima sessão do Clube de Leitura

Sugestão de leitura: "Os Esquecidos de Domingo"