Quem será?!

Alguém adivinha de que autora se trata?! 🤔

Deixem a vossa resposta nos comentários! 🙂


Esta autora, natural de Lisboa e nascida em 1899, estudou apenas até à antiga quarta classe, ou seja, fez apenas o 1.º ciclo do Ensino Básico. No entanto, foi uma autodidata sagaz e perseverante, tendo conseguido viver apenas dos livros que escreveu. Teve uma vida dura, lutando para se afirmar pessoal e profissionalmente. Devido à censura do regime do "Estado Novo", refugiou-se no Brasil, onde também passou dificuldades, sem deixar de escrever para jornais e de publicar livros de caráter ensaístico. A sua obra é composta por contos, romances, peças de teatro e ensaios. Em criança, também escreveu poesia, mas esses escritos não foram conservados.

Comentários

  1. Penso que seja Irene Lisboa.

    Jéssica Sousa/Educação Básica - 1.ºano - Turma A

    ResponderEliminar
  2. Creio que se trata de Maria Emília Archer Eyrolles Baltazar Moreira, conhecida como Maria Archer. Em 1938 ganhou o Prémio Maria Amália Vaz de Carvalho com o livro "Viagem à Roda de África", um romance de aventuras infantis.

    ResponderEliminar
  3. A autora representada na imagem é Maria Archer (nome completo: Maria Emília Archer Eyrolles Baltazar Moreira) que foi uma escritora e jornalista portuguesa, nascida em Lisboa em 1899. Escreveu romances, contos, crónicas e ensaios, abordando temas sociais e políticos com coragem e sensibilidade, numa época onde havia poucas mulheres que publicavam livros Hoje, é lembrada como uma das vozes femininas mais marcantes da literatura portuguesa do século XX.
    Inês Figueira Educação Básica A 1° ano

    ResponderEliminar
  4. A autora chama-se Maria Emília Archer Eyrolles Baltazar Moreira.
    -Mariana Mateus, 1º ano de Educação Básica, Turma A

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

A equipa #isecaler agradece o seu comentário!

Mensagens populares deste blogue

Autor Frederico d'Orey é o convidado da próxima sessão do Clube de Leitura

Há contadores de estórias ao postigo do Zoom!

Sugestão de leitura: "Os Esquecidos de Domingo"