Docente do ISEC Lisboa participa em debate sobre I.A. na escrita de ficção
A docente Sara de Almeida Leite, que é também autora de diversos livros de ficção publicados pela Porto Editora, foi recentemente convidada a participar num debate televisivo sobre a utilização da Inteligência Artificial nas profissões criativas, nomeadamente a escrita literária. O programa,
foi transmitida na televisão no dia 17 de novembro no programa E2, produzido desde 2004 pela Escola Superior de Comunicação Social para a RTP2.
A professora e escritora conversou com João Santos Pereira, especialista em I.A. e coautor do livro Building Creative Machines, publicado em maio de 2025 pela Boundless Editions, que advoga a utilização de modelos de I.A. Generativa nas mais diversas áreas da produtividade humana, incluindo nas "indústrias criativas".
O debate, integrado no episódio 3 da 23.ª temporada do programa E2 e moderada por Maria Luís Pita, estudante da Licenciatura em Jornalismo da ESCS, consistiu num diálogo amigável sobre as potencialidades das ferramentas de I.A. Generativa no trabalho criativo de forma eficiente e ética. A docente do ISEC Lisboa manifestou a sua preocupação relativamente ao trabalho dos tradutores, que correm o risco de se converterem em meros revisores, destacou a importância de os jovens não cingirem as suas leituras à escrita imediata e superficial subjacente ao uso das tecnologias digitais, e salientou a importância de preservar a "magia" do encontro de consciências que acontece quando alguém lê um livro de ficção.
O programa, que tem a duração de aproximadamente 25 minutos, pode ser visto no canal Youtube do E2, aqui: https://www.youtube.com/watch?v=iTon6gV4zKM&t=29s

Muitos parabéns à docente Sara de Almeida Leite pelo o sucesso na televisão. Ana Tomaz, 20250357 1° ano educação básica turma A
ResponderEliminarMuitos PARABÉNS!!!
ResponderEliminarAchei este debate sobre a utilização da Inteligência Artificial na escrita de ficção muito interessante. É um tema atual e importante, e gostei de ver a forma como foram abordadas tanto as potencialidades como os desafios éticos. Fiquei com vontade de ver o programa completo para aprender mais sobre o impacto da I.A. na criatividade.
ResponderEliminarMariana Silva, Educação Básica – Turma A
Muitos parabéns!!
ResponderEliminarRita Fonseca
Licenciatura em educação básica Turma A
Achei que o debate falou de uma tema atual e bastante importante. Muitos parabéns!!
ResponderEliminarMariana Lopes,Educação básica -turma A
Parabéns à docente do ISEC Lisboa pela sua participação no debate, contribuindo de forma clara e crítica para a reflexão sobre o papel da I.A. na escrita de ficção. Matilde Pereira EBA.
ResponderEliminar